quarta-feira, 11 de março de 2009

Mais um dia de muita aprendizagem...

É de suma importância inserir o religioso na vida da criança, mostrando-os que existe algo superior que cuida de nós, que nos protege e que nos devemos agradecer tudo a ele. Segundo o Bispo Alexander “a tarefa da educação religiosa, a qual precede o desenvolvimento da alma, é fundamentada nos eternos princípios Divinos. Neste caso, a meta da educação cristã não se modifica de acordo com as novas idéias políticas ou filosóficas, e sim, baseia-se na sinceridade Divina. Por este motivo, na educação das crianças é preciso guiar-se na palavra de Deus, e não de acordo com a moda ou exigências políticas. Passam os séculos, mudam as condições sociais, mas a natureza da alma humana continua a mesma.”. Assim, todos os dias Tia Dani reza com a turma e agradece a Deus por mais um dia, pela família, pela escola, etc. Só que hoje, sendo uma segunda-feira, a acolhida foi na área com toda Escola Infantil. Tia Jú, reza, canta e agradece a Deus pelos aniversariantes da semana, os convidando lá na frente para cantar os parabéns.
Este momento da acolhida é muito prazeroso e importante, já que também é uma forma de socialização, em que eles ficam todos juntos, rezam juntos, ajudando assim, na união e na maior interação entre eles, principalmente com os amiguinhos das outras turmas, que eles não têm um contato tão dir
eto no dia-a-dia.
Quando nós voltamos para a sala, tia Dani deu o diagnóstico de escrita individual e cópia. Achei muito satisfatório o resultado, já que duas crianças conseguiram escrever perfeitamente todas as palavras que a tia falava. Outras, escreveram apenas os sons mais fortes das palavras e algumas escreviam letras soltas, muitas vezes, até mesmo letras apenas de seu nome.
Já na cópia, é raro a criança que não copia perfeitamente. Uma coisa simples, mas que me chama muito a atenção é o fato deles reconhecerem quando erram e pedirem a borracha para apagar, coisa que eles não faziam a um tempo atrás.
"Analisar que representações sobre a escrita que o estudante tem é importante para o professor saber como agir", afirma Telma Weisz.
Ao término dessa tarefa, a tia pediu para que eles pegassem as merendeiras e sentassem no tapete. O momento do lanche é muito importante, pois colabora no processo de socialização, uma vez que eles se sentam juntos para cantar e rezar. Ao sentarem nas cadeiras, mostram-se mais independente, pois já sentam sozinhos e abrem as merendeiras e os lanches.
Quando todos haviam terminado de lanchar, tia Dani levou a turma no parque para brincar. Como afirma vigorosamente Loizos (1969, p.275): “Longe de ser uma atividade supérflua, para o 'tempo livre'... o brincar, em certos estágios iniciais cruciais, pode ser necessário para a ocorrência e o sucesso de toda a atividade social posterior.”.

Voltando do parque, a tia levou toda a turma para ir ao banheiro e depois os levou para a sala de Tia Cristina, onde haveria a aula de educação pelo movimento.
A tia deu uma tarefa em que eles deveriam ficar em pé sobre uma folha de papel dançando, ganharia a criança que não pisasse fora da folha. À medida em que iam pisando fora da folha, iam sentando. No final, quem ganhou foi uma menina.
Após o término da brincadeira, tia Cristina pediu para que todos pegassem a folha e colocasse na cabeça. Ganharia aquele que conseguisse ficar mais tempo com a folha equilibrada na cabeça. Quando acabou a aula, voltamos para a nossa sala e já estava na hora da saída.

2 comentários:

  1. Fabiana,
    gostei muito do que você falou da acolhida e da importância da religião no desenvolvimento do cidadão, mas principalmente do ser humano.
    beijos,
    Eurilene

    ResponderExcluir
  2. Fabi,
    com seu comentario sobre acolhida me fez ver o outra forma,nao so religiosa mais tambem humana de interaçao das crianaçs com o meio.
    Parabens
    pelo seu blog
    bjux

    ResponderExcluir