Na primeira semana de aula, onde teve o retorno das crianças das férias, teve muita brincadeira e descontração. Tudo para criar um ambiente propício para o retorno delas.
Tia Dani procurou utilizar os melhores métodos e formas para entreter a turma. Brincavam na sala de massinha, pessinha, desenho, cantavam músicas, histórias; iam no parque, na sala de música e na bibliotequinha; passeavam pela escola para reconhecer o ambiente escolar, etc.
Da minha turma, apenas 3 são novatos. Os outros são os mesmos alunos que eu dei estágio ano passado. Os estou acompanhando desde quando estavam no maternal, hoje eles estão no segundo período.
Nesse tempo de convívio pude observar o crescimento e amadurecimento de todas as crianças. Desse crescimento também é possível notar a diferença entre os que já estudavam na escola e os novatos. Os que já estudavam chegam na escola naturalmente, reconhecem esse ambiente como o que faz parte da sua vida. Mas os que são novatos, choram e se sentem à vontade, de primeiro instante na escola.
Por isso, é preciso toda uma recepção calorosa para integrar os alunos e fazer daquele ambiente, um ambiente saudável para aprendizagem, em que todos os alunos se sintam à vontade. Foi o que aconteceu na nossa turma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário