quarta-feira, 4 de março de 2009

Minha trajetória no Censa

"Hoje saí de todas as dificuldades; ou melhor, expulsei todas as dificuldades, pois elas não estavam no exterior, mas no interior, nas minhas opiniões." (Marco Aurélio)


Você deve estar se perguntando o motivo de eu estar iniciando esse texto com essa citação. Comecei citando-a porque acredito que resume bem a minha trajetória como aluna do CENSA.
Eu iniciei o ano letivo de 2007 com apenas 15 anos de idade, era um pouco imatura e tinha uma visão completamente desnorteada da realidade do Curso Normal Médio.
Sinceramente, eu não queria cursá-lo. Mas com o passar do tempo, com a ajuda ,que sou muito grata, da professora Liliana e com o carisma excepcional das crianças, fui me apaixonando pelo curso. E hoje estou aqui, aos 17 anos de idade, decidida do que eu quero ser: educadora. Quero ser uma educadora e não uma mera professora! Educar vai muito além do ensinar.
Hoje, agradeço a Deus por ter me colocado nesse caminho em que trilhei com tanto prazer, pois grandes são os pesares, mas as recompensas são dobradas.
Tenho grandes sonhos, aspirações e expectativas para meu futuro, que com certeza será muito promissor. Penso em crescer na profissão, ser uma educadora renomada, não só em sala de aula, mas também numa direção, numa coordenação. "Não quero estacionar! Quero que meu carro ande a todo vapor!"
Com certeza, grandes foram os desafios e grandes serão os que eu ainda enfrentarei. Mas nada é impossível para aquele que crê (assim diz a palavra do Senhor). Quero passar pelos desafios de cabeça erguida, certa de que a vitória é certa.
Quero dar o maior crédito desse meu crescimento à prática educativa, pois através dela aprendi o quanto é maravilhoso e encantador trabalhar com seres tão frágeis e lindos, as crianças. Não posso também descartar a minha força de vontade, pois abdiquei do meu pensamento negativo para dar lugar a novos pensamentos, eu me permiti uma abertura para novas experiências, correndo o risco de me frustrar. Mas dou graças a Deus que essa permissão não foi vã. E hoje posso dizer que sou a mesma Fabiana, mas com pensamentos de outra Fabiana.
Aproveito a oportunidade para agradecer a professora Liliana que não desistiu de mim. Que me fez abrir os olhos para uma realidade que só bastava a mim enxergar, pois estava na minha frente.
Hoje, só posso torcer pelo meu futuro, um futuro tão próximo, já que termino o Curso Normal Médio esse ano. Depois de uma jornada de três anos, poderei colher os frutos que plantei. Assim, os dando aos discentes da minha docência.

3 comentários:

  1. Realmente Fabi, hoje eu vejo outra pessoa, bem determinada e muito capacitada para seguir em frente e ir muito além!
    Torço por você!
    beijos, Juliana Campos!

    ResponderExcluir
  2. Acho muito Bom seu trabalho di ajudar crianças..pois elas sao o nosso futuro..continue sempre assim com força di vontade..i determinaçao..

    Abraços.. Venancio[keke]

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu trabalhO! voocê se empenhou e se dedicou pra fazer o que você gosta! as crianças merecem carinho e atenção de professores como você!
    bjOs, Fany "]

    ResponderExcluir