Essa semana, como todas as outras, tive muito aprendizado. No primeiro estágio dessa semana, o dia iniciou com as crianças brincando de massinha (essa prática é constante), logo depois, rezaram e cantaram músicas no tapete com a tia Dani.
Durante todo esse início de ano, percebo a diferença nas crianças em relação ao ano passado. Eles estão muito mais calmos e atentos, isso devido ao amadurecimento, já que estão mais velhos e devido à professora, que é bem mais calma.
Posteriormente, fizeram a primeira atividade. Ela consistia na colagem de pedaços de papéis, previamente cortados, no número um que estava na folha com cola branca. Após colarem, escreveram o número, antes citado, abaixo. Essa atividade é de grande importância, pois os faz perceber nitidamente a movimentação do número a ser trabalhado. Todas as atividades que estão sendo dadas neste início de ano são um resumo de tudo que deram ano passado, fazendo-os relembrar, pois devido às férias algumas coisas caíram no esquecimento.
Na segunda atividade era preciso que as crianças pintassem os objetos que estavam na folha da cor e na quantidade indicada na mesma. Os objetos eram brinquedos, na qual, no primeiro quadro pedia-se para pintar de azul três brinquedos. No segundo quadro era para pintar de amarelo um brinquedo. E no terceiro quadro era para pintar dois brinquedos de verde. Sendo que haviam nos quadros brinquedos como: carrinho, boneca, peteca, pião, bola, quebra-cabeça, no enunciado não indicava qual brinquedo deveria ser pintado, ficando assim, à critério deles essa escolha. Eu e tia Dani precisamos orientar toda essa tarefa, devido as crianças não saberem ler ainda.
Após tudo isso, eu fui na geladeira pegar o lanche. Tia Dani, enquanto isso, rezou e cantou músicas do lanche.
Sem muita demora, eu os levei à sala de música para ver o DVD da Eliana. A tia ficou na sala colando alguns bilhetes. Depois, ela me chamou para que eu trocasse a roupa de algumas crianças que iriam para a natação.
Terminando de trocar a roupa, todos fomos para a aula de educação pelo movimento com a tia Cristina. Lá, a tia brincou com eles de procurar o seu sapato entre vários outros e o colocar no pé. A criança deveria colocar mais rápido e voltar para o lugar “de bumbum”. Além de ter a importância da realização de uma atividade motora, ela foi muito significativa para reforçar a idéia de que eles não podem pisar no chão daquela sala com o sapato. Segundo Aline Piovezana Avanci a aula de educação pelo movimento auxilia no desenvolvimento da coordenação fina e óculo manual - "que diz respeito à destreza e à habilidade manual e constitui um aspecto particular da coordenação global, uma coordenação elaborada dos dedos das mãos. Concomitantemente exercita o controle ocular, ou seja, a visão acompanhando os movimentos da mão, que é a coordenação ócolo-manual e viso-motora."
Voltando dessa aula, devido ao aniversário de Tia Cristina, todas as crianças sentaram na área onde foi cantado o "parabéns". Sem muita demora, todos voltaram para a sala e os pais os pegaram.
No segundo estágio dessa semana, como é de costume, iniciamos o dia com as crianças brincando de massinha. Novamente, a tia Dani cantou e rezou no tapete.
Logo depois, fomos à bilbioteca ("biblioteca grande") para conhecer melhor aquele ambiente e fazer uma visita à tia Sâmela e ao tio Tião. Saindo de lá, fomos à capela. Nós, toda sexta-feira vamos à capela para que a turma tenha um maior contato com a casa de Deus e com Dom Bosco, Madre Mazzarelo, José, Jesus e Maria. Isso é muito importante, pois estimula à criança a conhecer mais sobre religião, inserindo-a assim, em seu contexto de vida. Pois segundo Francisco Moura "O ser humano sempre necessitou crer em uma força superior". Saindo da capela, fomos para a nossa sala lanchar. Acho muito importante que antes de cada momento do lanche, nós rezamos e agradecemos a "papai do céu" pelo lanche concedido naquele dia. Nós sempre refletimos com a turma o fato de existirem muitas pessoas que não têm o que comer. Termimando de lanchar, fomos todos para a área. Lá aconteceu a sexta da motivação, que teve a participação da turma da Tia Vanessa. A turminha dançou e cantou uma música sobre Deus, que falava que nós nunca podemos nos esconder de Deus, pois ele está sempre vos vendo.
Ao término da apresentação, voltamos para a sala e os pais chegaram.
Durante todo esse início de ano, percebo a diferença nas crianças em relação ao ano passado. Eles estão muito mais calmos e atentos, isso devido ao amadurecimento, já que estão mais velhos e devido à professora, que é bem mais calma.
Posteriormente, fizeram a primeira atividade. Ela consistia na colagem de pedaços de papéis, previamente cortados, no número um que estava na folha com cola branca. Após colarem, escreveram o número, antes citado, abaixo. Essa atividade é de grande importância, pois os faz perceber nitidamente a movimentação do número a ser trabalhado. Todas as atividades que estão sendo dadas neste início de ano são um resumo de tudo que deram ano passado, fazendo-os relembrar, pois devido às férias algumas coisas caíram no esquecimento.
Na segunda atividade era preciso que as crianças pintassem os objetos que estavam na folha da cor e na quantidade indicada na mesma. Os objetos eram brinquedos, na qual, no primeiro quadro pedia-se para pintar de azul três brinquedos. No segundo quadro era para pintar de amarelo um brinquedo. E no terceiro quadro era para pintar dois brinquedos de verde. Sendo que haviam nos quadros brinquedos como: carrinho, boneca, peteca, pião, bola, quebra-cabeça, no enunciado não indicava qual brinquedo deveria ser pintado, ficando assim, à critério deles essa escolha. Eu e tia Dani precisamos orientar toda essa tarefa, devido as crianças não saberem ler ainda.
Após tudo isso, eu fui na geladeira pegar o lanche. Tia Dani, enquanto isso, rezou e cantou músicas do lanche.
Sem muita demora, eu os levei à sala de música para ver o DVD da Eliana. A tia ficou na sala colando alguns bilhetes. Depois, ela me chamou para que eu trocasse a roupa de algumas crianças que iriam para a natação.
Terminando de trocar a roupa, todos fomos para a aula de educação pelo movimento com a tia Cristina. Lá, a tia brincou com eles de procurar o seu sapato entre vários outros e o colocar no pé. A criança deveria colocar mais rápido e voltar para o lugar “de bumbum”. Além de ter a importância da realização de uma atividade motora, ela foi muito significativa para reforçar a idéia de que eles não podem pisar no chão daquela sala com o sapato. Segundo Aline Piovezana Avanci a aula de educação pelo movimento auxilia no desenvolvimento da coordenação fina e óculo manual - "que diz respeito à destreza e à habilidade manual e constitui um aspecto particular da coordenação global, uma coordenação elaborada dos dedos das mãos. Concomitantemente exercita o controle ocular, ou seja, a visão acompanhando os movimentos da mão, que é a coordenação ócolo-manual e viso-motora."
Voltando dessa aula, devido ao aniversário de Tia Cristina, todas as crianças sentaram na área onde foi cantado o "parabéns". Sem muita demora, todos voltaram para a sala e os pais os pegaram.
No segundo estágio dessa semana, como é de costume, iniciamos o dia com as crianças brincando de massinha. Novamente, a tia Dani cantou e rezou no tapete.
Logo depois, fomos à bilbioteca ("biblioteca grande") para conhecer melhor aquele ambiente e fazer uma visita à tia Sâmela e ao tio Tião. Saindo de lá, fomos à capela. Nós, toda sexta-feira vamos à capela para que a turma tenha um maior contato com a casa de Deus e com Dom Bosco, Madre Mazzarelo, José, Jesus e Maria. Isso é muito importante, pois estimula à criança a conhecer mais sobre religião, inserindo-a assim, em seu contexto de vida. Pois segundo Francisco Moura "O ser humano sempre necessitou crer em uma força superior". Saindo da capela, fomos para a nossa sala lanchar. Acho muito importante que antes de cada momento do lanche, nós rezamos e agradecemos a "papai do céu" pelo lanche concedido naquele dia. Nós sempre refletimos com a turma o fato de existirem muitas pessoas que não têm o que comer. Termimando de lanchar, fomos todos para a área. Lá aconteceu a sexta da motivação, que teve a participação da turma da Tia Vanessa. A turminha dançou e cantou uma música sobre Deus, que falava que nós nunca podemos nos esconder de Deus, pois ele está sempre vos vendo.
Ao término da apresentação, voltamos para a sala e os pais chegaram.
OBS.: Ao fim de toda essa semana, percebo o crescimento que tive. Cada semana e cada estágio é uma oportunidade que deve ser aproveitada da melhor maneira, pois nos trás sempre muito aprendizado e novas experiências para a nossa bagagem. Com as mínimas coisas, aprendemos a reagir corretamente nas situações, sabendo intervir e atuar de forma responsável no crescimento de cada aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário