sábado, 28 de março de 2009

O grande rabanete!

Na maioria dos dias, Tia Dani inicia o dia de aula rezando no tapete com as crianças. Acho isso muito importante, pois ela preza a religiosidade, o amor a Deus, estar sempre lembrando dele. Nessas orações ela pede pelas famílias, pelas outras crianças, pela vida das próprias crianças. Sendo que ela reza e as crianças repetem.
Hoje trabalhamos basicamente o livro "O grande Rabanete", que trata a história de um vovô que plantou um rabanete, mas na hora de arrancá-lo precisou da ajuda de toda a família, pois o rabanete era muito grande. Esta história é muito interessante e atrativa, até mesmo para mim, pois é interativa, intrigante. É interessante também o fato dela tratar de um alimento tão saudável como esse, assim podendo também ser objeto de desejo para uma alimentação mais saudável.
A Tia Dani leu o livro para a turma que ficou encantada com a história. Ainda relacionado ao livro, ela deu uma tarefa que consistia na cópia do quadro de palavras iniciadas com a letra R, assim como também a palavra Rabanete. As palavras escritas foram: rabanete, relógio e rua. Assim como já foi dito anteriormente, a turma não encontra dificuldade nesse tipo de atividade, pois já está habituada a mesma.
Também no outro dia dessa semana escutamos a história do grande rabanete em pedido da turma. Só que nesse dia, por ser sexta, não fizemos nenhuma atividade relacionada ao mesmo, fizemos a tarefa no livro de religião.
No livro de religião, a tia falou sobre o batismo. Disse que é quando nós somos pequenos e o padre joga uma “aguinha” na nossa cabeça, sendo esta uma água abençoada por Deus; disse também que Jesus também foi batizado. Na folha do livro havia a figura do batismo de Jesus, em que eles deveriam pintar a cena.
Logo depois, fomos à quadra jogar bola. A turma toda adora ir jogar bola, principalmente os meninos. Todos ficam correndo de um lado para o outro, jogam a bola pra cima, chutam, correm, gritam, realmente eles aproveitam.
“A arte-magia do ensinar-aprender, permite que o outro construa por meio da alegria e do prazer de querer fazer. O jogo e a brincadeira estão presentes em todos as fases da vida dos seres humanos, tornando especial a sua existência. De alguma forma o lúdico se faz presente e acrescenta um ingrediente indispensável no relacionamento entre as pessoas, possibilitando que a criatividade aflore”. (Rojas, 1998)
Voltando para a sala, eles lancharam e foram para a sala de música. Mas eu não acompanhei esse momento, pois estava na sala arrumando as pastas. Posteriormente, fomos todos à área, lá aconteceu a sexta da motivação com a turma da Tia Paula Gama. Eles dançaram e cantaram, foi muito lindo ver as crianças se desempenhando tão bem.

Assim foi mais uma semana de muitas surpresas, mais paixão pelo o que faço e como sempre, muitas aprendizagens e novas experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário