Na segunda-feira trabalhamos com as crianças os números 1, 2 e 3, através de uma tarefa que consistia na turma escrever tais números e desenhar pessoas correspondentes a tal número. Por exemplo: quando escrito o 1, desenhava-se uma pessoa, quando o 2, duas pessoas, e assim sucessivamente.
Também trabalhamos a cópia de palavras do quadro, em que para tal atividade a tia Dani usou do recurso da contagem de história, sendo essa a Chapeuzinho Vermelho. Após contar essa história, escolheu algumas palavras juntamente com a turma. As palavras escolhidas foram: vovó, floresta, lobo e caçador. A partir disto, elas foram escritas no quadro pela tia Dani e copiadas pela turma numa folha dada anteriormente. Algumas crianças necessitaram de auxílio, principalmente os novatos, que ainda sentem alguma dificuldade na cópia. Mas já estão se desenvolvendo muito bem e quase acompanham a turma. È muito raro, quase inexistente o caso de crianças que espelham letras, o que é mais comum acontecer é alguma dúvida sobre confusões de letras. Fico muito feliz em ver o crescimento da minha turma, já que estão muito desenvolvidos e cada dia mais espertos.
Também trabalhamos a cópia de palavras do quadro, em que para tal atividade a tia Dani usou do recurso da contagem de história, sendo essa a Chapeuzinho Vermelho. Após contar essa história, escolheu algumas palavras juntamente com a turma. As palavras escolhidas foram: vovó, floresta, lobo e caçador. A partir disto, elas foram escritas no quadro pela tia Dani e copiadas pela turma numa folha dada anteriormente. Algumas crianças necessitaram de auxílio, principalmente os novatos, que ainda sentem alguma dificuldade na cópia. Mas já estão se desenvolvendo muito bem e quase acompanham a turma. È muito raro, quase inexistente o caso de crianças que espelham letras, o que é mais comum acontecer é alguma dúvida sobre confusões de letras. Fico muito feliz em ver o crescimento da minha turma, já que estão muito desenvolvidos e cada dia mais espertos.
De acordo com Emília Ferreiro, existem níveis estruturais da linguagem escrita pelas quais podem explicar as diferenças individuais e os diferentes ritmos dos alunos.
Como havia tempo livre, passeamos pela “Escola Grande”, fomos à capela, à biblioteca. E ao voltarmos para a Escola Infantil, fomos ao parque, onde as crianças descontraíram, brincaram. O parque é o lugar propício para a desinibição, para a espontaneidade, para ela interagir com o meio e com o outro, não sendo apenas um lugar para divertimento.
Na sexta-feira tivemos atividade de religião, como é de costume em tal dia. Ela consistia no desenho da família. A tia fixou a ideia de que a família é essencial, lembrando a sua importância e o amor que devemos dedicá-la. Lembrou com a turma quem faz parte da nossa família, assim sendo: pai, mãe, irmão, irmã, avô, avó, tio, tia, primo, etc. Achei muito interessante o fato daquelas crianças que não têm irmãos desenharem irmãos somente pelo fato do colega ter um irmão. É como se fosse uma disputa, todos deveriam ter irmãos, eles até inventavam nomes para os irmãos!
Tivemos hoje também, o aniversário de Gabriel. Todos festejamos juntamente com ele, comemos, cantamos músicas, cantamos o parabéns, enfim, foi muito legal.
Após o aniversario, fomos para a sexta da motivação que foi pela responsabilidade da turminha da Tia Lú, que fez uma apresentação com música e dança. Percebo que a maioria das turmas responsáveis pelas sextas da motivação estão focando o tema religião, na qual é de extrema importância para a vida das crianças.
Assim terminou a minha semana de estágio. Uma semana muito alegre e de grandes aprendizagens.
Na sexta-feira tivemos atividade de religião, como é de costume em tal dia. Ela consistia no desenho da família. A tia fixou a ideia de que a família é essencial, lembrando a sua importância e o amor que devemos dedicá-la. Lembrou com a turma quem faz parte da nossa família, assim sendo: pai, mãe, irmão, irmã, avô, avó, tio, tia, primo, etc. Achei muito interessante o fato daquelas crianças que não têm irmãos desenharem irmãos somente pelo fato do colega ter um irmão. É como se fosse uma disputa, todos deveriam ter irmãos, eles até inventavam nomes para os irmãos!
Tivemos hoje também, o aniversário de Gabriel. Todos festejamos juntamente com ele, comemos, cantamos músicas, cantamos o parabéns, enfim, foi muito legal.
Após o aniversario, fomos para a sexta da motivação que foi pela responsabilidade da turminha da Tia Lú, que fez uma apresentação com música e dança. Percebo que a maioria das turmas responsáveis pelas sextas da motivação estão focando o tema religião, na qual é de extrema importância para a vida das crianças.
Assim terminou a minha semana de estágio. Uma semana muito alegre e de grandes aprendizagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário