sábado, 14 de março de 2009

Que sexta legal!

Toda sexta, o dia passa muito rápido! As atividades são bem mais recreativas, pois as crianças já estão cansadas e estressadas por toda a semana que tiverem de aula. Muitas, até faltam na sexta, pois viajam, passeiam, etc. O número é bem reduzido de crianças em toda a Escola Infantil.
A minha turma adora brincar de massinha. Hoje, quando eles chegaram, não encontraram massinha em cima da carteira, Tia Dani falou que hoje eles poderiam brincar com os brinquedos da estante e com os que eles haviam trago de casa. Alguns até concordaram, mas outros queriam os dois, o brinquedo e a massinha. Penso que isso foi devido ao costume que eles têm de brincar de massinha. Então, tia Dani, deu massinha para todos.
Como diz Makarenko: “a brincadeira é tão importante na vida da criança como é o trabalho para o adulto. Daí o fato de a educação do futuro cidadão se desenvolver antes de tudo na brincadeira”.

Logo depois, sentaram-se no tapete e brincaram de pecinha. Ainda no tapete, a tia chamou a turma para brincar de bola na quadra, mas fez um combinado: não pode sair da fila, não pode correr, a tia que vai dar a bola, não pode gritar, etc. Toda vez que vamos sair ou fazer algo a tia faz um combinado com eles, uma forma, então, mais amena de colocar algumas regras, assim sendo, respeitam e fazem o que a tia pediu.
Voltando da quadra, dei água a todos, pois estavam muito suados e com sede. Após beberem água, fui levando-os aos poucos ao banheiro para lavarem as mãos e o rosto. Sem muita demora, eles rezaram, dessa vez nas cadeiras mesmo, e lancharam. No momento do lanche, um aluno se sentiu mal e eu o levei ao banheiro, onde vomitou. Mas logo ligamos para a mãe dele que preferiu buscá-lo, mas não foi nada de grave.
Quando todos terminaram de lanchar fomos à sala de música assistir o DVD de Lilo e Stick. Eles adoram esse desenho, ficaram todos muito quietos, praticamente parados, olhando vidrados no desenho. Nem parecia que tinha alguma criança na sala.
Logo depois, tia Dani os buscou na sala de música, os levou para a área onde teve a sexta da motivação, mas eu não os acompanhei, pois fiquei na sala guardando os cadernos nas pastas. Quando voltaram para a sala, os pais logo chegaram para buscá-los. Quando os pais chegam, é aquela felicidade! As crianças os recebem com um grande beijo, um abraço. É muito lindo ver o carinho das crianças com os pais e vice-versa.

2 comentários:

  1. Fabiana, continue com toda esta paixão e dedicação que tem pela educação. Que a cada dia você cresça mais e mais.
    E como você mesmo disse como é lindo ver a felicidade das crianças quando os pais chegam, e ainda receber um gostoso abraço deles desejando-nos um bom fim de semana!
    Que você continue se dedicando cada vez mais.
    Beijos Aline

    ResponderExcluir
  2. Nossa, cada dia que me passa me surpreendo mais com a sua dedicação.. Quem conheceu aquela Fabiana em 2007 nota o quanto você mudou, e pra melhor sem dúvidas. Tenho certeza que você tem um futuro brilhante.
    beijos, Juliana Campos.

    ResponderExcluir